Como realizar uma auditoria de SEO do seu site

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Como realizar uma auditoria de SEO do seu site

Search Engine Optimization (SEO) é fundamental se você quiser aumentar o tráfego para seu site. No entanto, muitos sites sofrem em rankings nos mecanismos de busca por não entenderem os fundamentos do SEO ou por seguirem práticas desatualizadas.A melhor maneira de descobrir se sua estratégia de SEO precisa de uma revisão é executar uma auditoria profunda. Quando você dá uma olhada mais de perto na maneira como faz as coisas, rapidamente consegue descobrir como melhorar seu processo.

Vamos falar sobre como fazer isso!

O panorama atual da otimização de mecanismos de pesquisa (SEO)

Search Engine Optimization (SEO) está sempre mudando. A maneira como as pessoas encontram conteúdo evolui e os mecanismos de busca estão sempre tentando se adaptar e fornecer melhores resultados. Por exemplo, vamos olhar para o aumento do uso da internet móvel. Por um tempo agora, o tráfego móvelsuperou sua contraparte no desktop. Uma das conseqüências dessa mudança foi o aumento das buscas baseadas em voz .

Um exemplo de uma pesquisa baseada em voz.

Curiosamente, a forma como fazemos as buscas por voz não é a mesma de quando usamos texto. Por exemplo, pesquisas baseadas em voz tendem a usar uma linguagem mais natural. Do ponto de vista do SEO, isso significa que você pode preferir palavras-chave de cauda longa para obter uma correspondência mais próxima.

O aumento das buscas em dispositivos móveis levou o Google a revisar completamente seus resultados. O mecanismo de busca planeja lançar o que eles chamam de índice “mobile-first” . O que isso significa é que as páginas de resultados do mecanismo de pesquisa (SERPs, Search Engine Results Pages) favorecem as versões móveis dos sites em relação às suas contrapartes no desktop e penalizam sites que não oferecem uma boa experiência para dispositivos menores.

Outra mudança interessante é o aumento do  aprendizado profundo , que promete trazer mudanças radicais à forma como lidamos com o SEO. Já existem algumas ferramentas que podem assumir parte do trabalho de otimização dos metadados do seu conteúdo. Isso pode acabar reduzindo o tempo necessário para otimizar seu SEO. No entanto, a eficácia desses pedágios depende se eles podem fornecer um grau razoável de confiabilidade, o que ainda precisa ser visto.

No entanto, mesmo quando a paisagem muda, os conceitos básicos de SEO permanecem os mesmos. Você ainda deve se concentrar em criar o melhor conteúdo possível e fornecer uma experiência amigável ao usuário. Você também deve  usar uma abordagem de primeiro celular ao criar novos sites. Como usuário do WordPress, você tem uma vantagem, pois tem acesso a temas compatíveis com dispositivos móveis, como o Divi . Há também muitas ferramentas para ajudá-lo, como o Yoast SEO .

Ter todas essas ferramentas à sua disposição não significa que você não deva regularmente procurar melhorar sua estratégia de SEO. Uma ótima maneira de fazer isso é através da realização de auditorias de SEO, que é algo que veremos a seguir.

Como realizar uma auditoria de SEO do seu site (5 tarefas)

Uma auditoria de SEO pode soar como uma tarefa complexa, mas, na realidade, significa apenas dar uma olhada de perto na maneira como você lida com SEO no WordPress. Nesta seção, falaremos sobre como você pode garantir que sua estratégia de SEO esteja atualizada e descubra onde ela poderia ser melhorada.

Ao longo de muitas dessas tarefas, usaremos o  Google Analytics . Se você ainda não tem uma conta ou não integrou a plataforma com o WordPress, agora é a hora de fazê-lo.

1. Verifique o URL canônico do seu site

Você deve ter notado que nem todos os seus sites favoritos usam a mesma estrutura para seus URLs. Tome temas elegantes, por exemplo. O URL da nossa página inicial é:

https://www.elegantthemes.com

Se você digitar esse URL sem os  prefixos HTTPS  ou  www  , seu navegador alterará automaticamente o URL para corresponder à versão acima. Isso porque essa versão é nossa URL canônica. Outra maneira de colocar isso é que os mecanismos de pesquisa verão isso como a única versão do seu site. Sem um URL canônico, os mecanismos de pesquisa podem confundir nosso URL completo com outras versões, como:

  • elegantthemes.com
  • http://elegantthemes.com

É uma pequena diferença que você pode não notar, mas os mecanismos de pesquisa o farão. Se você tiver um URL canônico configurado para o seu website, todas as variantes do seu URL deverão redirecionar para o mesmo. Tente acessar todas essas variantes agora e veja o que acontece. Se você não tem um URL canônico, essa é a primeira coisa que você deve corrigir como parte de sua auditoria.

2. Otimize suas descrições Meta

As descrições meta são os trechos de texto que mostram títulos de páginas abaixo nos resultados da pesquisa. Uma excelente meta descrição pode levar a mais cliques, enquanto que os sem brilho podem impedir potenciais visitantes.

Muitos sites criam grandes bibliotecas de conteúdo sem prestar muita atenção às meta descrições que usam. Esse é um erro caro, especialmente porque você provavelmente se esforçou muito para escolher as palavras-chave certas. Se você não definir uma meta descrição manualmente, os mecanismos de pesquisa a puxarão automaticamente das primeiras linhas do seu conteúdo. Em alguns casos, você terá sorte e acabará com uma descrição decente sem qualquer trabalho. No entanto, você não deve confiar nisso e deve procurar otimizar as descrições o máximo possível.

A melhor maneira de descobrir se há um problema com esse aspecto do seu SEO é usar uma ferramenta que permite definir suas meta descrições no editor do WordPress. Uma dessas ferramentas é, mais uma vez, o Yoast SEO:

Edição de meta descrições usando o Yoast SEO.

Agora você deve trabalhar o seu caminho pelo seu site, página por página, verificando as meta descrições que você usou em cada uma delas. Otimize e aprimore-os como achar melhor, certificando-se de que os pontos-chave do post sejam óbvios e que você seja sucinto. Aqui está um exemplo da meta descrição deste artigo:

SEO é essencial se você quiser que seu site tenha sucesso. No entanto, muitas pessoas sofrem em mecanismos de busca porque não entendem o básico do campo. Neste artigo, mostraremos como realizar uma auditoria de SEO para ajudá-lo a melhorar seus rankings.

É simples e informa aos visitantes exatamente o que esperar do artigo completo. Depois de garantir que todas as suas páginas tenham excelentes meta descrições, você pode ir além e começar a explorar a marcação de esquema e os rich snippets para melhorá-los ainda mais.

3. Garantir que o Google está indexando todas as suas páginas

Se suas páginas não aparecerem nas SERPs, a maioria das pessoas não conseguirá encontrá-las. Quando isso acontece, é porque o Google e outros mecanismos de pesquisa não estão indexando suas páginas. Na maioria dos casos, esse erro afetará apenas algumas de suas páginas, mas mesmo isso é um problema.

Para testar se os mecanismos de pesquisa estão exibindo todas as suas páginas, você precisará abrir o Google. Quando você está lá, digite  site: yourwebsitesurl.com  na barra de pesquisa e aperte enter. O Google mostrará agora todas as páginas que indexou para esse domínio:

Verificar quantas páginas o Google indexou para seu domínio.

Você deve ver o número total de resultados abaixo da barra de pesquisa, que informa quantas páginas o Google reconhece. Agora, vá para o seu painel do WordPress e examine as  guias Páginas  e  Postagens  . A plataforma informará quantos elementos ativos há para ambos e você poderá adicioná-los para ver se esse número corresponde ao que o Google informa.

Registrando seus posts publicados.

Se você também tiver tipos de postagem personalizados configurados no WordPress, você também poderá contar esses itens. Se você obtiver um número maior do que os resultados do Google, precisará analisar por que eles não estão sendo indexados  e tomar medidas para indexar suas páginas rapidamente .

4. Verifique quais palavras-chave você está classificando bem para

Palavras-chave são o coração e a alma de uma estratégia de SEO bem-sucedida. Se você segmentar as palavras-chave certas e criar um conteúdo que se destaque, você  deverá  subir nas SERPs de acordo. Com isso em mente, é importante que você verifique periodicamente quais palavras-chave são bem classificadas e quais não são.

O Google Analytics permite que você faça isso pulando em seu painel e navegando até a  guia ” Aquisições”  . Aqui você pode clicar em  Canais  e selecionar  Tráfego Orgânico  nas opções na parte inferior da tela:

Verificando seus teclados de entrada mais populares.

O serviço mostrará uma lista de palavras-chave das quais você está obtendo tráfego. Por padrão, ele mostra o tráfego do dia atual, mas você pode ter uma visão geral melhor ao alternar para as  guias Semana  ou  Mês .

Depois de ter uma lista das palavras-chave com melhor desempenho, seu próximo passo será verificar se você está aproveitando ao máximo. Por exemplo, uma das suas palavras-chave será melhor que o esperado. Quando isso acontece, você deve voltar ao editor do WordPress e tentar capitalizar a popularidade dessa palavra-chave, aprimorando o artigo que a segmenta.

Você também pode usar essas informações para procurar palavras-chave relacionadas nas quais poderá trabalhar em futuras postagens. Com esse método, você poderá preencher as lacunas da sua biblioteca de conteúdo.

5. Analise a qualidade de seus backlinks

Backlinks são um dos aspectos mais importantes do SEO e um dos mais difíceis de resolver. Obter sites de boa reputação para vincular seu conteúdo geralmente é uma questão de paciência e publicar artigos interessantes e de alta qualidade. No entanto, sem backlinks decentes, o seu site pode nunca chegar ao ponto em que poderia estar nas SERPs.

Uma vez que seu site já existe há algum tempo, você pode usar o Google Analytics para verificar quais outros sites estão vinculados a suas páginas. Para fazer isso, vá para a  guia Aquisição> Todo o tráfego> Referências  . Dentro, você verá uma lista organizada dos sites com links para o seu conteúdo:

Verificar quais sites estão vinculados ao seu conteúdo.

Mais importante, o Google irá detalhar quanto tráfego cada um desses sites está ganhando com você. Se os seus backlinks não estiverem funcionando tão bem quanto você espera, você pode tentar se tornar mais agressivo em seus esforços de divulgação de links .

Outra boa estratégia é dar uma olhada em quais sites estão enviando mais tráfego para você e verificar se eles oferecem oportunidades de blog para convidados. Isso pode ajudar você a conquistar ainda mais público, principalmente porque você já provou ser popular entre os visitantes.

Conclusão

SEO é um campo complexo. Há muitas boas práticas que você precisa ter em mente se quiser que seu site aumente no ranking. O problema é que é fácil cair em maus hábitos.

Se você quiser melhorar seu processo de SEO, você precisará executar uma auditoria completa para descobrir quais são seus pontos fracos. Isso pode ajudar você a otimizar seu processo, encontrar áreas nas quais seu site apresenta bom desempenho e as que você pode melhorar. Uma estratégia sólida de SEO exige que você mantenha muitas coisas em mente, mas é uma das maneiras mais seguras de transformar seu site em um sucesso.

Você tem alguma dúvida sobre como abordar o SEO do seu site com mais eficiência? Vamos falar sobre eles na seção de comentários abaixo!

Miniatura da imagem do artigo por sliplee / shutterstock.com

About The Author

Walmir Rodrigues

Consultor Expert em Vendas On Line

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